Saiba qual a importância do armazenamento de cargas

O armazenamento de cargas é uma das etapas cruciais nas operações logísticas e que tem ganhado cada vez mais importância no setor. Dado que, esta prática define uma melhor estrutura dos serviços essenciais de uma empresa. Neste sentido, esta atividade tem como finalidade armazenar diferentes tipos de mercadorias conforme seu peso, validade, tamanho e outros fatores que forem considerados relevantes sobre os produtos. 

Com isso, a armazenagem tem notoriedade na aquisição de maiores lucros da empresa. No entanto, vale ressaltar que, algumas condições colaboram para que isso ocorra, como é o das embalagens reforçadas que garantem uma movimentação mais segura das cargas.

Desse modo, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, saiba qual a importância do armazenamento de cargas. Confira:

O que é armazenagem de cargas?

Como já mencionado, este é um processo que visa armazenar diferentes tipos de cargas da melhor maneira possível, a fim de garantir que haja o aproveitamento correto de cada um deles. Além disso, evitam-se que as mercadorias fiquem obsoletas ou sofram algum tipo de dano. Por isso, é recomendável a implementação da política de inventário no processo de armazenagem, já que essa função controla fisicamente e mantém todos os itens inventariados. 

Sendo assim, o espaço físico utilizado para essa prática é a peça-chave que possibilita a padronização do fluxo de produtos no intuito de efetuar a integração entre suprimentos, produção e distribuição. Pois, o principal objetivo é que todos esses processos sejam sincronizados e mantenham as operações funcionando perfeitamente. 

Em razão disso, o armazenamento desempenha um papel primordial na cadeia de abastecimento, pois sua execução adequada auxilia em prazos de entregas mais ágeis e ainda reduz possíveis perdas. Logo, proporciona que as empresas ofereçam melhores serviços, sobretudo com a obtenção de diferenciais competitivos. 

Sistema de gerenciamento dos armazéns

Em suma, o gerenciamento dos armazéns refere-se a determinação de critérios para selecionar o material que deve sair do armazém, com a intenção de atender um pedido específico. Devido a isso, o correto gerenciamento afeta diretamente na permanência dos produtos no local de armazenagem. As práticas mais utilizadas visando a eficiência desse sistema é o First In, First Out (FIFO), o qual funciona por prioridade. Assim, o primeiro produto que chega no armazém, sairá no próximo pedido realizado.

Ademais, tal gerenciamento tem a responsabilidade de gerir a administração do local, bem como colocar em prática o que foi definido na gestão de produção. 

Quais os principais desafios da armazenagem?

O processo de armazenagem conta com uma série de regras e políticas a serem seguidas, que tem o objetivo de não comprometer a integridade das mercadorias. Só para exemplificar, temos:

Isolamento do setor 

É sabido que o armazenamento não é uma atividade isolada nas operações logísticas e nem independente das outras funções. Por esse motivo, o planejamento precisa seguir as políticas gerais e serem inseridas no plano corporativo, com o propósito de integrar este processo aos objetivos do negócio.

Cálculo da quantidade 

De modo geral, são calculados a quantidade de itens armazenados para que os custos originados sejam minimizados, desde que isso mantenha o nível do serviço prestado. 

Disposição do armazém 

Em relação ao funcionamento correto do armazenamento logístico, é fundamental que algumas regras sejam seguidas, tais como:

  • O espaço físico disponível deve ser aproveitado ao máximo;
  • É necessário que o todo ambiente esteja em boas condições;
  • O tráfego interno depende da distância a ser percorrida, da frequência e dos movimentos do transporte de cargas;
  • O armazém precisa de flexibilidade, com estruturas que possam sofrer modificações no futuro, o que também permitam adequações conforme as necessidades. 

E o que deve ser feito para realizar um armazenamento eficiente?

No geral, o armazenamento de cargas exige que sejam adotadas ações como:

  • Otimização do espaço utilizado para armazenagem;
  • Aperfeiçoamento da produtividade na linha de produção;
  • Conciliação das ofertas em todas as épocas do ano;
  • Garantia da organização de mão de obras e das operações;
  • Facilidade nos acesso do armazém e na localização dos produtos;
  • Condições adequadas para a preservação das mercadorias.

Dessa forma, ao executar essas ações, este processo e toda operação logística será estruturada de maneira estratégica. Por consequência, as empresas garantem demandas entregues no prazo estipulado, além de receber, produzir e distribuir com maior facilidade.

Portanto, o armazenamento de cargas é imprescindível nas operações logísticas, especialmente para o sucesso de qualquer negócio. Trata-se de uma atividade complexa, mas que quando executada corretamente, garante a eficiência necessária, reduzindo as chances de erros e por conseguinte, ocasionando em resultados consideráveis. 

A TRANSLESTE dispõe de amplo centro de distribuição logístico para o devido armazenamento e distribuição das mercadorias aos clientes. Com isso, a empresa busca sempre garantir a satisfação e a melhor solução em cada operação.

Menu