Transporte mais limpo, eficiente e barato do Brasil é pouco utilizado

Com uma extensão territorial que ocupa 47% da América do Sul, o Brasil é reconhecido mundialmente por apresentar uma fauna e flora riquíssimas. Mas o potencial natural brasileiro não para por aí – o país também é dono da maior bacia hidrográfica do mundo. Apesar disso, a logística hidroviária do Brasil ainda é pouquíssimo aproveitada.

Para discutir o tema, os CEOs da EXAME, Renato Mimica e Pedro Valente, receberam o CEO da Hidrovias do Brasil, Fabio Schettino, para um bate-papo no mais recente episódio do CEO Talks. O programa sai toda terça-feira, no canal do YouTube da EXAME.

“Estamos falando de um modal muito limpo, socialmente responsável, ambientalmente amigável, com custos mais eficientes, mas ainda bastante subaproveitado. O Brasil tem mais de 60 mil quilômetros de rios navegáveis. Menos de 30% desse potencial é utilizado de forma econômica ou comercial”, disse o executivo. “Temos a maior bacia hidrográfica do mundo, e somente uma parte ínfima de cargas a granel é transportada por rio.”

Menu