Como realizar coletas e entregas com segurança, agilidade e eficiência

Quando falamos em coletas e entregas de mercadorias, este é um assunto importante e complexo do setor logístico. Em virtude que, refere-se às etapas fundamentais relacionadas ao transporte de cargas, visto que, a partir disso, busca-se garantir a melhor experiência possível ao consumidor final.

Desse modo, é necessário que essas etapas sejam feitas por meio de um processo estratégico para os negócios e que assim, possa assegurar a fidelização dos clientes. Isso porque, quando ocorrem situações como problemas com rastreamento da encomenda ou ainda, mercadorias que chegam danificadas, geram uma péssima imagem para a empresa. Mas, quando as entregas são feitas de maneira rápida, segura e eficiente, atende-se às expectativas dos clientes.

Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como realizar coletas e entregas com segurança, agilidade e eficiência. Confira:

O que é a gestão de coleta e entrega?

A gestão de coleta e entrega trata-se das etapas de organização, administração e supervisão de pessoas, processos e tecnologias. 

Sendo assim, ao combinar esses elementos constrói-se um plano vasto, que fornecerá funções comerciais e técnicas a fim de alcançar o sucesso que o cliente deseja. Por isso, é importante otimizar os serviços de entregas e coletas de mercadorias, para que consigam chegar no prazo determinado, em perfeitas condições e sem custos adicionais. 

Neste sentido, a principal finalidade das etapas de coletas e entregas é possibilitar uma experiência diferenciada aos clientes. E para que isso ocorra de forma eficaz, algumas práticas são cruciais, exemplo disso, é o planejamento de rotas, monitoramento, rastreamento, controle dos prazos de entrega e organização do transporte.

Erros comuns na gestão de coleta e entrega

Sem o devido controle dessas etapas, é comum que ocorram alguns erros que prejudicam a operação. Dado que, essas são tarefas bastante complexas e geralmente possuem grandes volumes de informações, os quais carecem de administração.

Assim sendo, alguns fatores afetam diretamente a qualidade das entregas, os quais precisam ser evitados. Entre os principais podemos destacar:

  • Atrasos não previstos, em decorrências de falhas como, por exemplo, falta de estoque do produto, erros durante o manuseio, demora na coleta, dentre outros;
  • Avarias nas mercadorias, por conta de armazenamento ou transporte em condições inadequadas;
  • Entrega de produtos em desacordo com o pedido;
  • Problemas no controle de documentos, como notas fiscais eletrônicas (NF-e) ou conhecimento de transporte eletrônico (CT-e);
  • Falhas nas cobranças;
  • Contradição no cálculo do frete, seja por causa de dados errados sobre a mercadoria ( como peso ou volume), seja por informações incorretas relacionadas às rotas e endereço de entrega.

Como fazer uma boa gestão de coleta e entrega de mercadorias?

Independentemente do porte ou segmento da empresa, uma boa gestão de coleta e entrega de mercadorias, resulta em melhorias consideráveis durante o processo. Em função disso, as operações logísticas têm buscado reduzir os custos, efetuando mais entregas em menos tempo, mas, sem deixar de prestar um excelente atendimento ao cliente.

Com isso, são recomendadas a implementação de 4 importantes estratégias que auxiliam nestes processos:

  • Otimização de rota: recomenda-se o uso de tecnologias para gerar rotas mais eficientes em menos tempo;
  • Despacho automatizado: empresas que atuam com entregas sob demanda precisam despachar rapidamente à medida que novos pedidos chegam. Assim, automatizar o envio fornece maior tempo à equipe para que se dediquem em outras atividades;
  • Comprovante de entrega: necessário em algumas operações, a fim de obter a assinatura do cliente para confirmar o recebimento da mercadoria. Em outras ocasiões, tira-se foto de onde o produto foi deixado para que seja compartilhado com o cliente posteriormente. Essa ação é primordial para evitar confusões e erros. 
  • Comunicação: É fundamental facilitar a comunicação entre os membros da equipe. Pois, caso um motorista tenha problemas para encontrar a localidade de entrega ou para entrar em contato com o cliente, busca-se orientação com o despachante. Por esse motivo, contar com o bate-papo em tempo real, simplifica e aprimora essas comunicações. 

Portanto, com as boas práticas de gestão de coleta e entrega garante maior segurança, agilidade e eficiência nos serviços prestados. Além disso, há ganhos imprescindíveis em competitividade no mercado, otimiza as tomadas de decisões e reduz as chances de riscos durante a operação. 

Menu