Segurança no transporte de cargas, porque é tão importante?

Geralmente, uma das maiores preocupações do setor de transporte de cargas é com o fator segurança. Dado que, as operações estão sujeitas à risco cotidianamente, os quais prejudicam os negócios seja de maneira interna ou externa. Isso ocorre, devido a falta de segurança e de boa infraestrutura em algumas estradas brasileiras, por isso, as transportadoras têm investido pesado em medidas preventivas que visem solucionar esses desafios. 

Posto isso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância da segurança no transporte de cargas. Confira!

O cenário atual do Brasil quando falamos em roubos de cargas

Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), os roubos de cargas no Brasil impactam diretamente no desempenho e na rentabilidade do setor. Isso ficou mais evidente, quando uma pesquisa realizada em 2019, constatou que houve mais de 18 mil casos de incidências de roubos no Brasil. 

Neste contexto, entender os possíveis riscos existentes e buscar por estratégias que possam minimizá-los é fundamental para os processos logísticos. Ainda mais por se tratar de uma atividade que lida com escoamento de produtos importantes e valiosos que estão diretamente ligados com toda cadeia de produção. 

A importância da segurança no transporte de cargas

As medidas de segurança tem sido um dos maiores investimentos no transporte de cargas, visto que os perigos causam prejuízos consideráveis para o setor. Logo, garantir a segurança é fundamental e não somente para as cargas, mas também para os veículos e os profissionais envolvidos. 

Sendo assim, para que todos tenham condições de segurança a empresa de transporte precisa primeiramente ser regulamentada conforme as normas nacionais e internacionais. Em função disso, há treinamentos de emergências como para incêndios, o qual o colaborador aprende a acionar o serviço de contenção de chamas no local do ocorrido. 

Ademais, existem diversos métodos de segurança obrigatórios e não obrigatórios que as empresas podem adotar em suas operações. Com isso, serão inibidas as potenciais ameaças que causam perdas ou danos de mercadorias, por exemplo. 

Medidas para aumentar a segurança no transporte de cargas

Conforme já mencionado, há diversas medidas de segurança para diminuir as incidências de riscos durante o transporte de cargas. Desse modo, dentre as principais preocupações estão:

Treinamento dos motoristas

Quando não capacitados, estes podem causar inúmeros problemas, como avarias e acidentes, por exemplo. Por essa razão, oferecer aos profissionais o treinamento adequado torna-se primordial para que aumente, sobretudo, a sua própria segurança. 

Neste sentido, as questões mais comuns são: direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes e transporte de cargas perigosas.

Outros assuntos relevantes tratam-se das noções básicas de manutenção dos veículos, o qual permite que o mesmo resolva possíveis contratempos simples e realize viagens longas sem interrupções desnecessárias. Além do que, é interessante o desenvolvimento de palestras para que consigam lidar com situações adversas e abordagem suspeitas, a fim de que isso resulte na diminuição de ações como roubos de cargas.

Manutenção preventiva da frota

Esta é uma ação que objetiva garantir que os veículos rodem em perfeitas condições a partir de checagens periódicas. Como verificação de freios, suspensão, pneus, filtros, óleo do motor, luzes, sistema elétrico e direção. Ao aplicar esses procedimentos há uma redução considerável das falhas técnicas. Por conseguinte, eliminam-se contratempos que atrasam as entregas e aumenta a segurança para os motoristas e a integridade da carga. 

Escolha o veículo adequado

Vale ressaltar que cada tipo de carga exige um veículo específico. Só para exemplificar, cargas grandes são transportadas em caminhões longos, alimentos perecíveis carecem de veículos com sistema de refrigeração. Logo, com a escolha do veículo adequado, proporciona melhor preservação da carga. 

Além do mais, é imprescindível a verificação do limite de carga do veículo, pois quando sobrecarregado exige maior esforço na suspensão, o que consequentemente eleva os riscos de tombamento, derrapagens e acidentes. 

Planejamento de rotas e monitoramento

Já faz alguns anos que a tecnologia é uma grande aliada das operações do transporte de cargas. Sendo que uma de suas principais funções é justamente com a segurança, diminuindo os riscos de ataques nas estradas por meio de sistemas como rastreamento veicular, com acompanhamento de todo processo em tempo real.

A roteirização é outro sistema também muito utilizado, isso porque auxilia no planejamento de rotas, criando trajetos que evitem estradas ou rodovias perigosas. Em geral, ele programa paradas seguras e percursos mais ágeis, minimizando assim a exposição aos riscos.

Portanto, nota-se que a segurança no transporte de cargas é crucial para que as operações das empresas sejam realizadas eficientemente. Ainda mais que a qualidade dos serviços prestados estão inteiramente ligados à otimização deste processo. Por isso, a adoção de métodos de segurança no cotidiano deste setor é um dos principais fatores para que se obtenha sucesso nos negócios. 

A Transleste é uma empresa que atua com transporte rodoviário de cargas, o qual dispõe de frotas com toda segurança necessária, equipados com sistema de rastreamento e alta tecnologia, além de acompanhamento de todo percurso da viagem.

Menu